Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Legalismo. A religião dos Fariseus nos dias atuais.






“ENTÃO chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão.
Mateus 15:1  



Fariseus




Por: Cláudio Martucelli 




Amados em Cristo, paz e graça a todos em nome de Jesus.
Como prometido, hoje vamos meditar um pouco sobre as seguintes questões: 
O que realmente é doutrina Bíblica? Bons costumes são doutrina?
Qual a diferença entre moral e pecado? Porque ontem era pecado e hoje não é mais? 

Venha comigo e boa leitura!

Os fariseus eram membros da seita religiosa mais numerosa, poderosa e influente nos dias de Jesus. Legalistas rigorosos, defendiam a rígida observância da letra e das formas da Lei, como também das tradições e costumes. Havia entre eles alguns homens bons, mas em geral eram conhecidos por sua cobiça, crueldade, justiça-própria e hipocrisia. No meio dessa congregação de hipócritas foi possível encontrar três homens de coração bom e tementes a Deus. 
Nicodemos
 “E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus". Jo 3:1.
Simão
 "E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa". Lucas 7:36.
Gamaliel 
"Mas, levantando-se no conselho certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos". Atos 5:34.


Aquela classe de gente não morreu de todo, infelizmente através dos séculos a igreja tem presenciado a maldição de lideres exatamente iguais a esses descritos nos capítulos 15 e 23 de Mateus. Irreligiosos que professam religião, aparentemente piedosos e mais santos que os outros, mas com o coração cheios de soberba e orgulho ensinando aos outros do que eles próprios não têm, falando de família quando a sua está em ruínas, falando de amor, mas não consegue perdoar seu irmão.

Para ser salvo e alcançar a misericórdia e perdão Divino, os fariseus ensinavam e exigiam dos judeus obediência não somente a Lei de Moises, mas também as tradições e costumes de homens que pela tradição invalidavam a Poderosa Palavra de Deus, impondo sobre os homens um fardo pesadíssimo e um jugo insuportável. 
"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los". Mateus 23:4.


Alguns lideres religiosos da atualidade tem agido de igual modo, exigindo obediência não somente a Palavra de Deus, mas também a tradições e costumes de homens, ensinando que para ser salvo é preciso guardar tradições e costumes que julgam decente, porém o evangelho da graça dispensa o sacrifício humano e a obediência a essas regras, também liberta o homem do medo e da prisão religiosa. "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo". Colossenses 2:8.


Ainda no primeiro século os apóstolos se reuniram para combater o legalismo no meio da igreja, pois ali, os cristão-judeus estavam exigindo que os cristão-gentis vivessem no mesmo modo de vida dos judeus, obedecendo aos antigos ritos, tradições e costumes do judaísmo como comprimento para a salvação, de imediato os apóstolos decidiram que aquelas tradições e costumes não eram necessário, os cristãos estavam livres da tradição, que na verdade eram fardos pesados que só dificultavam o
cumprimento da lei. 
"Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Atos 15:10.

"Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá". Atos 15:28, 29.


Mas afinal, o que é Doutrina?


O apóstolo Paulo escrevendo ao Pastor Timóteo disse: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. “Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. 1 Timóteo 4:16. Paulo na verdade está falando para Timóteo ter cuidado com a Palavra de Deus, a doutrina que Paulo se refere, são os ensinamentos escritos nos evangelhos e nas cartas-epístolas, bem como ensinamentos passados via oral quando estavam juntos. "Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Efésio, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina," I Timóteo 1:3.

Não podemos confundir doutrina bíblia com tradições ou bons costumes, pois uma coisa é diferente da outra. Concordo que a doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não

são doutrinas. "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens”. Colossenses 2:20-22.


Na verdade doutrina bíblica é todo ensinamento constante e com base na Palavra de Deus, por exemplo:
A RESSURREIÇÃO 
"Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção". 1 Co 15:1-42. 
A TRINDADE 
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Mt 28:19.
A ENCARNAÇÃO DO VERBO 
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". Jo 1:14.
A IMORTALIDADE DA ALMA 
"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram". Apocalipse 6:9.
A SALVAÇÃO PELA GRAÇA 
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". Efésios 2:8.
O ARREPENDIMENTO 
"E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus". Mateus 3:2.
A SANTIFICAÇÃO
 "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Hebreus 12:14.
A FÉ
 "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." Romanos 1:17.
OS DONS ESPIRITUAIS 
"ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes". I Coríntio 12:1.
A RESSURREIÇÃO CORPORAL DE CRISTO 
"Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos". João 20:8, 9.
ASCENSÃO DE JESUS AO CÉU 
"E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos". Atos 1:9.
A VOLTA DE JESUS 
"Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis". Mateus 24:44.
A SEPTUAGÉSIMA SEMANA DE DANIEL 
"Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo". Daniel 9; 24.
A GRANDE TRIBULAÇÃO 
"E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro". Apocalipse 7:14. 
O MILÊNIO 
"Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão". Isaías 65:17. ...e tantas outras doutrinas bíblicas. 
Com certeza são essas as doutrinas que Paulo se referia e não tradições e normas humanas defendidas por legalistas.


A aplicação da sã doutrina gera bons costumes, ou seja: o homem que coloca em prática e crê nessas doutrinas bíblicas apresenta bons costumes, os bons costumes são resultado da aplicação da doutrina. Portanto sem doutrina não há bons costumes e a doutrina bíblica ainda que árdua por momentos logo trará o alívio e será prazer, ou seja: produz prazer e alegria no Espírito Santo e jamais ódio e discórdia.


Na história da igreja brasileira existem muitas obras maravilhosas realizadas sob o grandioso poder do Espírito de Deus, milagres, conversões, livramentos, curas, batismo com o Espírito Santo e grande demonstração da maravilhosa presença do Senhor e todos os dias o Senhor acrescentava almas á igreja do Brasil. Mas apesar do agir de Deus, alguns legalistas atuais defendem que o grande sucesso da igreja do Brasil foi o rigor nos costumes e tradições, na verdade, o sucesso da igreja brasileira está no agir do Espírito Santo e na aplicação da doutrina no poder de Deus. "E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém". Marcos 16:20.

O que é Moral?


Para combater o pecado, as igrejas e seus lideres tomam como base a Bíblia e afirmam que o combate é uma questão moral, ou seja, na maioria das vezes toda preocupação religiosa é Moral. Mas afinal, o que é Moral? Os legalistas e muitas pessoas associam a Moral com santidade, seriedade ou respeito etc... 
mural da moral


Moral é a ética da grande maioria, ou seja, é o que a maioria dominante institui como regra ou norma, algo que a maioria diz que é correto e justo. Um conjunto de regras de conduta e princípios de decência que orientam a conduta dos indivíduos de um grupo social ou sociedade.
Portanto Moral é a ética de um povo ou nação, logo, o que numa sociedade é moral pode se tornar imoral em outra e se um indivíduo quebra essa linha moral está pecando contra a maioria que instituiu a norma. Pra termos ideia existem: MORAL CRISTÃ - MORAL ISLÂMICA - MORAL BUDISTA - MORAL HINDU - MORAL BURGUESA  e tantas outras, a questão é que algum momento haverá um choque de ideias entre uma Moral e outra.


Uma coisa que os legalistas não entendem ou não querem compreender é que a moral não é eterna, não é permanente, ela muda e sofre transformações com o passar do tempo. Logo os padrões das sociedades vão mudando, alguns anos atrás, por exemplo: um rapaz não poderia falar com uma moça de família sem a presença de uma terceira pessoa, sair juntos e sozinhos era imoral. Hoje um casal de namorados viaja, namora e em alguns casos até dormem juntos e para a grande maioria isto agora está criando um "status" de normalidade. Ou seja, ninguém julgaria hoje que um rapaz fosse imoral apenas porque saiu com a namorada, mas no passado, ele deveria casar com a moça imediatamente, pois os ditames morais e as regras da sociedade tinham-se corrompido.

Amados, Deus não nos julga moralmente baseando-se no que a maioria estabeleceu como justo, mas pela sua Palavra que é eterna e não muda. De modo que algo pode ser imoral (algo que é instituído pela maioria) e não ser pecado! Tanto do ponto de vista social, bem como do ponto de vista religioso. 
Se você questionar o Al Corão para um árabe, na mente dele você estará cometendo um grande pecado, mas não é pecado se você questionar o mesmo Al Corão para um católico, isso acontece por causa da questão moral.
Vejamos mais um exemplo:
Paulo proibiu as mulheres de Corinto de falarem na Igreja, pois era culturalmente imoral, visto que era algo imposto pela cultura e costumes do local. Mulher falar na igreja na verdade não era pecado, mas culturalmente era errado, visto que a maioria dominante assim estabeleceu. Hoje porque não seguimos a determinação de Paulo? É que a sociedade em que vivemos tem outros valores morais e culturais. 
"As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei." I Coríntios 14:34. 
Isso não é relativismo da Palavra de Deus, antes é o saber discernir o que é parte do evangelho como doutrina e o que é costumes de um povo em algum momento particular da história e ambiente onde aquilo ocorreu, coisa que para um legalista é muito difícil de entender.

O que é pecado? Porque ontem era pecado hoje não é mais?


O Pecado é ofender a Deus, é qualquer desobediência à vontade de Deus e a Sua palavra. Pecado é errar o alvo, é infligir a Lei de Deus. 
"E olhei, e eis que havíeis pecado contra o SENHOR vosso Deus; vós tínheis feito um bezerro de fundição; cedo vos desviastes do caminho que o SENHOR vos ordenara." Deuteronômio 9:16.
O pecado não muda, pecado sempre será pecado! Como Deus não muda, pelo contrário, 
”... é o mesmo ontem, hoje e eternamente", logo pecado será sempre pecado em qualquer tempo. "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." Tiago 1:17. 


O pecado pode ser classificado em duas categorias, o pecado escriturísticos e o pecado instituído.


* Os pecados escriturísticos são os relacionados nas escrituras como em Gálatas 5, que sempre foi pecado e sempre será, pois a Palavra de Deus não muda e não está sujeita a moral, cultura ou valores.

* Os pecados instituídos são os pecados criados pelas igrejas e seus lideres, são os pecados da religião e geralmente não dura muito, não tem base sólida e com o passar do tempo deixa de ser. Exemplos: (TELEVISÃO era pecado, RÁDIO já foi pecado, HAVAIANAS era vaidade, PALITÓ LASCADO era vaidade, IR A PRAIA era pecado terrível, MULHER USAR UMA CALÇA OU QUALQUER ACESSÓRIO era motivo de disciplina etc...). 


Temos exemplos de sobra, ou quem não conhece pessoas afastadas da igreja ou disciplinadas e repreendidas por usar ombreiras, paletó lascado atrás, cabelo pra trás, uso de rádio (é já foi pecado), sandália havaiana, televisão (caixinha do capeta), etc... Talvez você esteja surpresa com essas informações, ou não tenha presenciado ou conheça alguém, mas alguns anos atrás o legalismo era escancarado. Sou novo na igreja (15 anos), mas ainda presenciei pregações do tipo: 

QUEM COLOCAR UMA TELEVISÃO EM SUA CASA EU EXCLUO! 

TELEVISÃO É A CAIXINHA DO CAPETA. 

O IRMÃO VEIO SEM GRAVATA, NÃO VAI PREGAR! Meu Deus!
A lista está longe de acabar, mas coisas que com o passar do tempo perdem seu valor, já foram tema de infindáveis cultos de doutrina, de gente que defendia o não uso dessas coisas como quem defende o próprio Deus e hoje tudo isso é permitido ou no mínimo, tolerado sem problemas. O que dizer de certos ritmos que são executados nas igrejas hoje e que eram impensáveis e proibidos há dez anos! Muitos "lideres" que largou o cajado nas ovelhas (vaidosas) ontem, hoje está cantando e comprando o CD!


A intenção dessa matéria não é condenar os legalistas, mas a sua prática, logo, quando um legalista consegue ser livre das ditaduras religiosas, é louvável. Então eu pergunto: 


Porque no passado era pecado e agora não é mas?


1 - Isso SEMPRE foi pecado e nós é que nos mundanizamos? 
Essa é a opinião dos verdadeiros legalistas fariseus que dominam seus semelhantes com proibições infantis.


2 - Isso NUNCA foi pecado, nós sabíamos disso, mas proibimos por precaução? 
Essa é a opinião de Legalistas que tentam justificarem os erros e o rigor com que trataram as pessoas no passado.


3 - Isso NUNCA foi pecado nós é que por ignorância proibimos?
Essa é minha opinião, faltava-nos era o conhecimento. 

Quanta gente boa foi jogada na lama e hoje estão no mundo, por meros caprichos e ignorância. 


Agora sabe o que é pecado? 

Pecado de verdade, pecado bíblico escriturístico e que não muda nunca? Se Jesus não voltar daqui a 100 anos ainda assim continua sendo pecado, visto que o pecado não está sujeito ao tempo. Vejamos alguns exemplos de pecados escriturísticos: 

Gálatas.
Prostituição (sexual, doutrinária), Impureza (de mente, de atitude), Lascívia (sensualidade), Idolatria (de ídolos, de cantores, do dinheiro, de si mesmo), Inimizade (com os irmãos de carne e de fé, com pais, com filhos), Porfia (contenda, em casa, no trabalho, na igreja), Ira (indignação com desejo de vingança), Pelejas (Brigas por poder, seja ele político, religioso, por causa de cargos), Dissensões (não se chega a um acordo comum, discorda, dissenções em casa, na igreja em qualquer lugar), Emulações (querer exceder os outros, superioridade), Heresias (introdução e defesas de doutrinas erradas, inclusive a inclusão de preceitos de homens vendidos como doutrina de Deus). 
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus". Gálatas 5;19-21. Legalistas! Isso sim é pecado!


Portanto, ser legalista é esquecer-se do que realmente importa e se apegar a coisas infantis e imaturas e com isso achar que está cumprindo a ‘vontade de Deus’. O legalismo é um dos maiores inimigos do autêntico Cristianismo. Pois assim como os fariseus de antigamente que nem entravam no reino de Deus e nem deixavam entrar, do mesmo modo, os legalistas acabam criando uma espécie de "hipócritas" vivendo de aparência, porém o seu coração está em conflito e tem medo de se manifestar contrário a cartilha legalista.

-Você está convencido de que Deus está bravo com você e a única maneira que você pode o fazer feliz é sendo uma pessoa melhor?
- Você está convencido que sua obediência e desempenho têm algum mérito em sua salvação? Está você cansado de tentar mais duramente porque parece que se esforçar nunca é o bastante?
Ainda é tempo pra se converter ao Evangelho da Graça. Que não gera libertinagem, mas uma consciência madura em Cristo.
 “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servi¬dão" (Gl 5.1).

Na próxima matéria estarei falando sobre usos e costumes e a graça comum sobre todos os homens.
Futebol, Bijuteria, Maquiagem, MPB, Filmes seculares (?)  Até aproxima.


Continuem na graça que é melhor que a vida.
No amor de Cristo, Cláudio Martucelli. 

 

6 comentários:

  1. Creio na revelação do Espírito Santo. E quanto mais renunciarmos a este mundo (Claro, sem sair dele) a comunicação com Deus aumenta e inclusive seus dons,cura, revelações, expulsar demônios em nome de Jesus.etc.
    Portanto, cuidado ao relacionar busca da santidade e não expor o corpo com usos e costumes.
    Porque um crê que de tudo se pode
    comer, e outro, que é fraco, come legumes. Romanos 14:2
    Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8

    ResponderExcluir
  2. Querida irmã, paz e graça! Também creio na revelação do Espírito Santo, Nosso consolador. Porém a renuncia tem que ser, nascer no íntimo, no coração. De nada adianta se você cuida da aparença e dentro não corresponde. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Mateus 23:25.
    A santificação é um processo que acontece no coração, é aparti dali que o Espirito Santo opera.
    De qualquer forma obrigado pelo "aviso", tudo que posto aqui, é com muita cautela e temor a Deus. Obrigado por visitar o blog e volte sempre.
    Sim, "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8 "O homem é quem muda". Fica na graça que é melhor que a vida. Seu conservo Cláudio Martucelli.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da matéria ... meu pai msm é um exemplo de quem infelizmente se afastou de Deus por causa dessas regras de homens. Eu msm quase fui proibida de batizar pq nao concordava com as doutrinas de uma igreja, porem antes de me batizar fui obrigada a prometer seguir a doutrina, o pastor etc ... isso ja dentro da agua... infelizmente concordei depois muita pressão e me arrependi ... mas pela graças de Deus nao me afastei dos caminhos dele por causa dessa triste situação ... fique na Paz irmao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e graça Irmã, a princípio quero agradecer por visitar "Examinando nas Escrituras" e por seu valioso comentário, Deus te abençoe ricamente em Cristo Jesus. Lamento muito por seu pai, infelizmente ele faz parte de uma triste estatística, mas, oremos por ele para que Deus o traga de volta para seu aprisco. Em relação a você, continue lendo a Bíblia sempre, ela é sua bússola, nunca deixe de orar e ler a Bíblia. Deus te abençoe sempre e para sempre.
      Fique na graça que é melhor que a vida. Seu conservo, Cláudio Martucelli martuceli@hotmail.com

      Excluir
  4. Meu irmão que estudo edificante,hoje em nossos dias muitos preferem viver fingindo do que viver verdadeiramente a Palavra de Deus; quando nos libertamos de costumes que nos sufocam e tiram a nossa liberdade de servir ao Senhor, sentimos verdadeiramente libertos e passamos a servi-Lo com imenso prazer e desfrutamos da verdadeira liberdade que o Senhor Jesus nos concedeu morrendo naquela cruz. Que o Espírito Santo continue lhe inspirando para nossa edificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã! Paz e graça em nome de Jesus. Quero agradecer por visitar o "Examinando nas Escrituras" e também por sua valiosa participação. Infelizmente o legalismo ainda tem muito poder entre as religiões do mundo inteiro, mas, espero em Cristo que o conhecimento da graça seja alcançado por todos. Oro suas orações. No amor de Cristo, Cláudio Martucelli.

      Excluir