Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

O nome de Deus é mesmo Jeová?






"Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ,
és o Altíssimo sobre toda a terra". Salmos 83:18



Resultado de imagem para podera viver para sempre num paraiso na terra

Livro publicado pela Sociedade Torre de Vigia


Por: Cláudio Martucelli


Caros leitores, paz e graça a todos em nome de Jesus.

Há uns 20 anos atrás recebi em minha casa duas Testemunhas de Jeová, um jovem e uma senhora conhecida no bairro, depois de alguns minutos de conversa ela me perguntou se eu gostava de ler, lhe falei que sim, principalmente material religioso. Então aquela senhora que havia iniciado a conversa me perguntando qual era o nome verdadeiro de Deus acabou de doando esse livro.

Desde então já li e reli esse livro algumas vezes, como também, um vasto material da sociedade Torre de Vigia (Sentinelas, Despertai, Brochuras, Livros, Livretos, Panfletos, Bíblia TNM etc...), que até hoje guardo. Depois de anos pesquisando e analisando todo material disponível, exponho a seguir o que encontrei na minha busca.
Boa leitura!

Quem nunca foi abordado ou ouviu falar das Testemunhas de Jeová? Quem nunca ouviu uma de suas perguntas elaboradas de forma estratégica?  Creio que, dependendo de qual região do Brasil ou do mundo você esteja agora, é quase impossível que você não tenha ao menos ouvido falar das TJs.

Com roupagem “cristã” e aparência de piedade, as Testemunhas de Jeová utilizam uma versão distorcida da Bíblia e durante décadas vem espalhando mundo a fora suas doutrinas e heresias. Prometo em outras postagens abordar os diversos temas polêmicos da sociedade Torre de Vigia, porém, neste artigo vamos focar apenas no que se refere a origem da palavra Jeová e se esse é de fato o verdadeiro nome de Deus.

Assim como a maioria das seitas, as Testemunhas de Jeová afirmam que a única religião verdadeira é o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, pois segundo eles, esta é a única religião que usam e santifica o nome divino de Deus sobre toda terra.  Inclusive, no 
livro acima, publicado pela Watchtower Bible and Tract Society "PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO", Pág... 184 diz: "Como identificar uma religião verdadeira"; ali eles apresentam cinco características de uma religião verdadeira. A primeira e que será nosso foco, é: SANTIFICAR O NOME DE DEUS.

As Testemunhas de Jeová afirmam que santificar o nome de Deus é conhecer, divulgar e chamar Deus pelo nome próprio. Para manter sua afirmação as TJs usam uma versão própria das Sagradas Escrituras, a versão TNM – Tradução do Novo Mundo, que foi traduzida por membros do Corpo Governante com exclusiva finalidade de dar suporte as suas doutrinas e ensinamentos. Vejamos alguns textos utilizados por eles: "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra". João 17:6
"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome". Mateus 6:9
 
Como podemos ver, além de milhares de textos que foram adulterados de forma proposital, há também erros medonhos de interpretação. Observe que no texto citado Jesus não pronuncia o nome Jeová, Ele até fala em manifestar aos homens o nome de Deus, mas na oração modelo, por exemplo, o nome Jeová não é pronunciado em tempo algum, pelo contrario, Cristo inicia a oração dizendo: "Pai nosso que estás no Céu...". 

Então veja, se o conhecimento, a divulgação e a invocação do nome Jeová é fundamental para salvação, a oração modelo de Mateus 6 era o momento ideal para Jesus ensinar aos seus seguidores o verdadeiro nome de Deus e a sua pronúncia correta, mas como vimos, disse: "Pai nosso..." ao invés de: "Jeová nosso...". 
Ainda em Mateus 6 Jesus disse: "santificado seja o teu nome...", porém não pronunciou a palavra Jeová, observou? Aliás, em todo Novo Testamento não há uma só indicação mostrando Jesus chamando Deus de Jeová. Porque ele não deu
tanta importância? 

As seguidoras de Charles Taze Russel costumam utilizar argumentos baseados na limitação da compreensão humana para fazer um paralelo com o Altíssimo Deus. Nas visitas de campo, geralmente eles perguntam seu nome, em seguida alegam que todo ser humano tem um nome próprio pelo qual atende, sendo assim, segundo eles, Deus também tem um nome próprio.
No livro publicado pela Torre de Vigia, CONHECIMENTO QUE CONDUZ A VIDA ETERNA pagina 24 paragrafo 6 Diz: "O nome ímpar de Deus Jeová, serve para diferenciá-lo de todos os outros deuses", dizem também que o nome Jeová é para diferenciar o Deus verdadeiro dos deuses falsos, visto que, como existem vários "deuses", logo Deus não saberia quem você estaria invocando. 
Heresias como essas que negam a onisciência, a onipresença e a onipotência de Deus, são ensinadas todos os dias na sua rua, no seu bairro e na sua cidade pelas Testemunhas de Jeová. Uma triste vergonha.

Mas afinal, qual é o nome de Deus?

A Bíblia é composta pelo Antigo e o Novo Testamento, o Antigo Testamento dos cristãos equivale a Torah dos judeus e foi escrito em dois idiomas semitas, na sua maior parte em hebraico e uma pequena parte em aramaico. Diferente do latim, as línguas semitas são escritas apenas por consoantes, as vogais eram memorizadas e somente pronunciadas, ou seja, as vogais eram transmitidas através das gerações oralmente, de pai para filho e não de forma escrita.

Naquele período era fácil para o judeu o convívio com essa técnica peculiar e característica de sua própria língua, o hebraico era a língua do dia-dia, portanto não havia dificuldade em pronunciar as palavras de forma correta. Ao escrever ou ler qualquer escrito os hebreus sabiam o momento exato de introduzir o som vocálico na pronúncia. O nome próprio de Deus, por exemplo, era escrito em hebraico pelas consoantes: YHVH ou YHWH ( יהוה ),
 esse é o nome de Deus conhecido também como: o Tetragrama.

Era dessa forma que os hebreus escreviam o nome do Deus Todo-Poderoso.
Esse nome YHWH aparece na bíblia mais de 6000 mil vezes e a primeira citação bíblica são em Gênesis 2:4 que diz: "Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o (YHWH) SENHOR Deus fez a terra e os céus". Gênesis 2:4. Sendo assim, Adão e Eva foram os primeiros a pronunciar o verdadeiro nome de Deus. Ainda em Gênesis 4:26 deu-se inicio a invocação do nome de Deus YHWH, ou seja, o nome divino era invocado em forma de culto, adoração, louvor etc.
"E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do (YHWH) SENHOR". Gênesis 4:26. Desde o inicio os judeus conhecia a escrita YHWH, a pronúncia e o significado do nome de Deus.

A perda da pronúncia.

Entre os 10 Mandamentos havia um que para os judeus gerava ainda mais respeito e temor, não que os outros fossem de menor importância, de forma alguma! Mas, a verdade é que os hebreus de tanto zelo pelos mandamentos e afim de não tomar o santo nome de Deus em vão, evitavam pronuncia-lo no dia a dia dando inicio a superstições a cerca do nome de sagrado. Com o passar do tempo os hebreus adotaram a palavra ADONAI, que significa Soberano Senhor, desta forma sempre que se referiam ao Altíssimo Deus, falavam Adonai. TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO, era realmente observado com muito temor e respeito.
"Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". Êxodo 20:7.
Com o objetivo de não violar o terceiro mandamento, os hebreus temerosos e supersticiosos evitavam pronunciar o Tetragrama YHWH, consequentemente passaram a chamar Deus por outros nomes, adjetivos e títulos representativos como por exemplo:
"Elohím" Gênesis 1:1. - "El Elihom" Gênesis 14:18. - "El"Gênesis 16:13.
"El Shadai" Gênesis 17:1. - "El ´Ohlam" Gênesis 21:33... e muitos outros nomes, porém o mas pronunciado pelos judeus era ADONAI que significa "soberano Senhor".
Quando os judeus liam as escrituras e chegavam no nome YHWH, por temor, pronunciavam "ADONAI".

Em 607 AC. o comandante Nabucodonosor destruiu o templo judeu, vazou os olhos do rei Zedequias e levou cativo toda corte real e o povo judeu para a Babilônia, onde estiveram por 70 anos. No cativeiro o povo judeu estava diante de muitas adversidades, além da situação de cativos, o povo teve que conviver com outra cultura, outra religião, outro idioma, mas o pior era estar longe de sua terra, do templo, da lei e do seu Deus. Nesse ambiente adverso que durou cerca de 70 anos, os judeus acabaram perdendo a verdadeira pronúncia do nome de Deus YHWH, visto que, a maioria da geração que foi levada cativa em 607 A.C acabaram morrendo na Babilônia, surgindo assim uma nova geração que não conhecia a correta pronuncia do nome divino, ou seja, desde o cativeiro babilônico a pronuncia correta do nome de Deus foi perdida. O próprio Corpo Governante reconhece na Brochura “O NOME DIVINO Que Durará Para Sempre”, que ninguém sabe com certeza a verdadeira pronúncia do nome Sagrado.

A
 Septuaginta e a origem da palavra Jeová.
A Septuaginta é a tradução do Antigo Testamento da língua de origem, Hebraico e Aramaico para o grego. A primeira tradução das Escrituras Sagradas recebeu esse nome porque essa tradução foi realizada por 70 eruditos judeus na cidade de Alexandria no Egito, no 3° século AC. Como vimos acima, a pronúncia foi perdida durante o cativeiro na Babilônia, portanto na ocasião da tradução da Septuaginta, os eruditos doutores da lei não sabiam a verdadeira pronúncia do nome YHWH. Porém, alguns estudiosos afirmam que mesmo sem saber a correta pronúncia, o tetragrama YHWH foi mantido na versão dos setenta.

Estudos revelam que os copistas começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa SENHOR em letras maiúsculas e por Theós, que significa Deus, em cópias posteriores a da Septuaginta Grega, ou seja, somente depois do final do Século I D.C. Consequentemente, devido a isto o tetragrama YHWH desapareceu graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.

Depois do cativeiro babilônico, o hebraico entrou em declínio por muitos anos devido a fatores históricos irresistível. Somente no século VI depois de Cristo é que começaram a surgir os "Massoretas". Os Massoretas eram escribas judeus que se dedicaram a preservar e cuidar das escrituras que atualmente constituem o Antigo Testamento. Às vezes o termo também é usado para indicar comentadores hebraicos dos textos sagrados. Foram os Massoretas que instituíram o sistema de pontos e sinais representando as vogais, exatamente por isto, os sons vocálicos abertos e fechados são chamados de "sinais massoréticos".

Estes sinais eram colocados acima, abaixo e até mesmo dentro das consoantes YHWH / יהוה, porém essas anotações não fazem parte do texto sagrado original, visto que os manuscritos originais hebraicos são puramente consonantais como já disse no início.
Com essa técnica de sinais os Massoretas passaram a formular a palavra YaHWeH, JaHVéH e JeHoVaH, adicionando as vogais da palavra Adonai no tetragrama YHWH, desta forma,
originando as palavras Yahweh, Javeh e Jehovah (Jeová).

Não podemos afirmar que essas formulações criadas pelos Massoretas no 5° século dC, seja a verdadeira pronúncia do tetragrama YHWH. Mesmo os Massoretas e os maiores estudiosos bíblicos reconhece que não conhecem o verdadeiro nome ou a verdadeira pronúncia do nome de Deus. Parece ironia, mas até mesmo as Testemunhas de Jeová reconhecem que ninguém sabe a pronúncia correta do nome divino.

Como disse acima, você pode conferir a Brochura - O NOME DIVINO QUE DURARÁ PARA SEMPRE na página 7 no subtítulo: Como é pronunciado o nome de Deus diz:
"A verdade é que ninguém sabe com certeza como o nome de Deus era pronunciado originalmente". Na mesma página, no rodapé diz: "Portanto, é evidente que a pronúncia original do nome de Deus não mais é conhecida. Nem é realmente importante. Se fosse, o próprio Deus se teria certificado de que fosse preservada para o nosso uso".  Em outra literatura das Testemunhas de Jeová, PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO NA TERRA, página 43 parágrafo 11 encontramos: "Portanto, o problema hoje é que não temos meios de saber exatamente que vogais os hebreus usavam junto com as letras YHVH".

A contradição.

Como o Novo Testamento foi escrito em Grego e os autores e copistas desconheciam a pronuncia do Tetragrama YHWH, os autores e copistas não introduziram YHWH no Novo Testamento, antes substituíram pela palavra Kýrios que significa Senhor, seguindo assim as primeiras versões da Bíblia no idioma grego. Já a TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO, versão completamente manipulada das Testemunhas de Jeová, a fim de atender e sustentar suas ideias, doutrinas e heresias, incluíram 237 vezes a palavra Jeová no Novo Testamento, adulterando assim o texto original.

Vejamos agora o que diz a literatura PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO NA TERRA, página 185 parágrafo 5: "De fato, conhecer tal nome é necessário para a salvação, conforme diz a Bíblia, pois todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo" Rm. 10.13.
Agora preste atenção, no livro acima citado o conhecimento do nome de Deus é vital para a salvação, no entanto, na Brochura  - O Nome Divino que Durará Para Sempre, como ninguém conhece a pronuncia correta do nome de Deus, tal nome não tem mais importância. Que tremenda contradição! O sábio Salomão é quem está certo.
"O caminho dos ímpios é como a escuridão: nem sabem em que tropeçam". Provérbios 4:19.

William Tyndale.


Tyndale foi um pastor protestante e um acadêmico inglês formado em Artes na Universidade de Oxford, ele também traduziu a Bíblia para uma versão inicial do moderno inglês. Tyndale tinha como objetivo fazer o Novo Testamenta um livro tal que todo menino de arado pudesse lê-lo e se tornasse mais conhecedor das Escrituras que o próprio clero. Apesar de numerosas traduções feitas a partir do século VII para o inglês, parciais ou completas, a Bíblia de Tyndale foi a primeira a beneficiar da imprensa, o que permitiu uma ampla distribuição.



Tyndale estudou as escrituras e começou a defender as teses da Reforma Protestante, muitas das quais eram consideradas heréticas, primeiro pela Igreja Católica e depois pela própria Igreja Anglicana. As traduções de Tyndale foram banidas pelas autoridades e o próprio Tyndale foi queimado na fogueira em 1536 em Vilvoorden na Bélgica, sob a instigação de agentes de Henrique VIII e a Igreja Anglicana. Suas últimas palavras foram, “Senhor, abre os olhos ao rei da Inglaterra”.

Tyndale foi um dos primeiros a usar a palavra Jeová nas traduções feitas dos originais e a partir do ano de 1526 depois de Cristo, o nome JEOVÁ ficou conhecido e caiu no gosto da população, sendo o nome mais usado, não por que seja a forma correta, mas por questão de ser bem mais conhecida.

Em algumas traduções de João Ferreira de Almeida revista e corrigida antigas, ali encontramos o nome Jeová (somente no Antigo Testamento). Em edições católicas o nome de Deus aparece como "Javé", mas a grande maioria das traduções atuais traduz o tetragrama YHWH por SENHOR escrito com letras maiúsculas para diferenciar dos demais senhores e por equivaler a ADONAI em hebraico.

Prezados leitores, observem que Javéh, Jeovah, Iavé, Yhaweh
são formulações INICIADAS pelos Massoretas no século VI, perceba que Tyndale foi um dos primeiros a utilizar a palavra Jeová por questão de gosto popular, contudo não temos como afirmar que tais palavras correspondem ao verdadeiro nome de Deus. Portanto esse discurso das Testemunhas de Jeová é desprovido da verdade, não se mantém. Antes mesmo das Testemunhas de Jeová vir a existir como religião, ou instituição religiosa, os cristãos, escribas judeus, padres e pastores já conhecia e utilizava a palavra JEOVÁ.

Entendo a questão da seguinte forma: Nada nos proíbe ou impede de chamarmos Deus de Jeová, porém afirmar que devemos nos dirigir a Ele somente por esse nome, é heresia oriunda das Testemunhas de Jeová. Tenho certeza que Deus nos atende toda vez que invocarmos a Ele com fé e em nome de Jesus, seja chamando-o de Jeová, SENHOR, Adonai, El Shadai, Deus, Pai Amado, Deus de Abraão enfim... Se invocarmos com fé e em nome de Jesus seremos atendidos com certeza.

Jesus, o nome Todo Poderoso.

Devemos ser testemunhas d’Ele. "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". Atos. 1:8. 

Salvação em Seu nome. " E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". Atos. 4:12; Atos. 16.30-31.

Pessoas são curadas em Seu nome. "E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda". At. 3:6, 16.

Saulo perseguia os que invocavam Jesus. "E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?" At. 9:21.

Jesus é o único Salvador. "Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel". At. 13.23.

Em Seu nome expulsamos demônios. "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas". Mc. 16.14-18.

A importância do nome Jesus. "E no seu nome os gentios esperarão". Mt. 10.22, 32-33; 12.21; Mt. 18.5, 20; 24.9.

Jesus nunca chamou Deus de Jeová. "Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Mt. 11.25; 26.39-42; Mc. 14.36; Lc. 10.21; Jo. 11.41.

Somos lavados, santificados e justificados em Seu nome. "E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus". 1Co. 6.11.

Há um só Senhor: Jesus Cristo. "Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele". 1Co. 8.6.

Caros leitores, o nome que devemos invocar para sermos salvos é o nome de Jesus, veja o que diz Atos 16.30-31, a Bíblia não ensina que devemos crer em alguma organização ou igreja para sermos salvo. Jesus deixou bem claro que Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Jo. 14:6 e também disse: "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Jo. 8.32 Então meus prezados, se você é escravo de alguma organização ou religião, você pode ficar liberto agora mesmo. Dobre o seu joelho e invoque o nome do Senhor Jesus, confessando com a sua boca que Ele é Senhor e Salvador da sua vida.

Que o Senhor Jeová abençoe a todos em nome de Jesus.
Continuem na graça que é melhor que a vida.
No amor de Cristo, Cláudio Martucelli.


13 comentários:

  1. parabéns amado pela explicação, só faltou falar que a letra J só foi introduzida pelo francês petrus Rumus calvinista martirizado na festa de são batonlomeu na França. Todo aquele que invocar o nome Senhor será salvo, JESUS É O SENHOR que a paz que a Ele é conferida seja contigo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo sou escravo da religião edificada construida e perpetuada por por Jesus Cristo e confiada a Pedro o resto e invenção humana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, boa noite! Desde já quero agradecer por visitar meu blog "Examinando nas Escrituras". Porém lamento que a religião tenha lhe feito "escravo", Jesus não instituiu uma "religião" com a finalidade de escravizar ninguem, jamais! Jesus não nos deu uma placa de igreja, ou um título do tipo: Igreja Catolica Apóstolica Roamana, Igreja Evangelica Assembleia de Deus, Igreja batista, Igreja Presbiteriana, Igreja Luterana etc.... Não! Jesus deixou o amor ao próximo, e nos orientou a divulgar as boas novas contidas em Sua palabra, a Bíblia.

      Excluir
  3. Irmão, Deus te abençoe pela compilação, ainda que você como ser humano possa tropeçar em palavras, mas sinto da parte de Deus que verdadeiramente você foi guiado pelo Espírito Santo que a sua fé verdadeiramente está fundamentada na rocha que é Jesus Cristo, que Deus te abençoe e te recompense pelo amor.

    Graça e paz da parte de Deus e da do nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Beto do Alho, fico feliz por sua visita e registro no blog, te agradeço pelas palavras. Que o Altíssimo Javé te abençoe sempre.

      Excluir
  4. A paz do SENHOR meu querido, pela sua teoria o nome de DEUS é JESUS ? se for eu tambem concordo com voce. veja em atos; cap.9 verso.4 e 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Jesus Cristo e Deus como ele na oração modelo (Pai Nosso) pedi para santificar o nome do pai.
      Sendo assim quem é o pai? Jesus Cristo????

      Excluir
  5. muito bem martucelli, Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde!

    Jesus não chama Deus de Jeová, pelo simples fato Dele ser o Filho e conhecer perfeitamente a Ele e saber que é o único Deus Todo-Poderoso, Criador e Pai.
    Nós na fragilidade humana somos pecadores. Assim como Tomé precisou ver a Cristo para acreditar na sua ressurreição (mesmo o próprio Jesus ter avisado antes da sua ressurreição) e de Felipe ter pedido a Jesus mostrar-lhe a Deus, assim Cristo nos ensinou a chama-lo de Pai, pois agora conhecedores da verdade, Ele não é somente o Deus a quem devemos prestar culto, mas agora é nosso Pai.
    Da mesma forma Cristo não chamava Deus de SENHOR, porque a palavra "SENHOR" é um titulo dado a pessoas (humanos). Creio eu perfeitamente o tetragrama foi traduzido e alterado por este título devido a má interpretação dos Judeus.
    Concordo plenamente com você que temos que seguir somente a palavra de Deus, que é o caminho verdade e vida.

    ResponderExcluir
  7. só tomem cuidado com o nome verdadeiro do Deus filho, o nome dele salva, mas qual o nome verdadeiro dele? não vou entrar em debate porque o papo é longo, mas tomem cuidado e estude bem sobre isso.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente essa interpretação da Bíblia é falha, na oração do pai nosso, lá Jesus diz pai nosso que está no céu, ou seja se ele está na terra e está orando ao pai que está nos céus estamos falando de pessoas diferentes, outra coisa referente ao nome de Deus, a oração do pai nosso diz para santificar o nome de Deus, se vcs não acreditam que o nome de Deus é Jeová....outra coisa as pessoas chamam Deus como referência Senhor, a palavra senhor é titulo e não nome, conclusão a oração modelo de Jesus fala por si mesmo basta querer ver a verdade

    ResponderExcluir