Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O verdadeiro sentido da Pascoa.






"O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras". Êxodo 12:1



Judeu aspergindo as umbreiras da casa no Egito

Por: Cláudio Martucelli





Prezados, paz e graça a todos em nome de Jesus.


Hoje gostaria de falar um pouco sobre a origem da Páscoa e seu verdadeiro significado. O que o coelho e o ovo tem haver com a Páscoa? 
Venha comigo e Boa leitura!

A origem da Páscoa. 

Caros leitores,  a palavra "páscoa" é a tradução de "pessach" na língua hebraica, que significa "passagem", a Páscoa é na verdade uma das três grandes festas dos judeus em comemoração ao êxodo, ou seja, na Páscoa os judeus comemoravam a libertação e saída dos israelitas da terra do Egito. "Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir". Êxodo 12:23.

Tudo começou lá pelos anos de 1500 a 1900 antes de Cristo, na terra do Egito, onde o povo de Israel era escravizados pelos Faraós. Naquele momento de muito sofrimento e agonia o povo clamou ao SENHOR Deus que havia prometido libertá-los da escravidão e levar-los a terra prometida aos seus pais, Abraão, Isaque e Jacó. 
Para libertar o seu povo da escravidão dos Faraós, o Altíssimo Javé enviou sobre a terra do Egito dez pragas que obrigou o Faraó a libertar o povo judeu. 

A décima praga foi a morte de todos primogênitos, na ocasião o "anjo da morte" passou a meia noite matando todo primogênito na terra do Egito. Para que não houvesse mortes nos lares judeus, o povo israelitas foram orientados a sacrificarem um cordeiro e o sangue aspergir nas ombreiras da porta, conforme imagem ao lado acima, aquele era o sinal que impediria o "anjo" de entrar naquela casa, todavia a casa que não aspergisse as ombreiras da porta com o sangue, o primogênito daquele lar morreria. "E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem". Exodo 12:2,3.

Naquela noite houve morte em toda terra do Egito, inclusive no palácio real na casa do Faraó.  A morte de seu primogênito foi um golpe potente no monarca egípcio que desesperado e com tamanha dor permitiu que o povo judeu saísse de seu país.
Durante aquela noite, além de aspergir com o sangue do cordeiro as ombreiras das portas, os judeus foram orientados a comerem o cordeiro ou um cabrito assado, bem como, pães asmos (sem fermento) e ervas amargas que simbolizavam a amargura e o sofrimento durante os 400 anos de escravidão no Egito.

Essa cerimônia era para ser feita todo ano e para sempre, de geração a geração e recebeu o nome de "pessach" porque naquela ocasião o anjo "passou" matando os primogênitos, obrigando a saída dos judeus e também por causa da "passagem" pelo mar vermelho, concluindo assim a saída e libertação dos judeus da terra do Egito, por isso a expressão: PESSACH" ou seja, Pascoa. "O SENHOR passou por nossas casas". Essa é a origem da Páscoa. 

Atualmente os judeus ainda continuam a celebrar a "pessach"como o SENHOR Deus ordenou, para os judeus essa cerimônia é uma tradição que os leva a recordar, lembrar e até agradecer a Deus pelo livramento da morte e pela libertação do povo hebreu na terra do Egito.

O sangue do cordeiro nas umbreiras das portas, a morte dos primogênitos, o livramento do domínio de um país hostil e a continuação da celebração dessa festa através da história,  foi com certeza destinado por Deus para ser uma grandiosa figura simbólica ou representativa de Cristo, o Cordeiro Pascal, que
com seu sangue nos livra do mundo hostil. O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Origem da Páscoa Cristã.


"E, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?

E ele disse: Ide à cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.

E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a Páscoa". Mateus 26:17-19.


Jesus e seus discípulos na ultima ceia.

Como Jesus e seus discípulos eram judeu a primeira Páscoa cristã foi na verdade a continuidade da "pessach" judaica e ao mesmo tempo a introdução do Cristo como cordeiro pascal, gerando novos significados e valores a partir daquela data.


Jesus Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e como o Cristo ressuscitou justamente no domingo de páscoa, a figura do cordeiro pascoal foi introduzido na celebração dos cristão que são purificados e protegidos pelo poder do sangue imaculado e vertido na cruz do calvário. Por isto, o sentido judaico da pessach ficou esquecido pelos cristãos, que adotaram o novo significado da páscoa, ou seja, os cristãos ao celebrarem a páscoa comemoram a ressurreição de Cristo dentre os mortos, a "passagem - pessach" da morte para a vida, a celebração da vida, o renascimento, a vida nova, a liberdade daqueles eram escravos do pecado" ou novidade de vida. A morte não o pôde detê-lo, ao terceiro dia Jesus ressuscitou. Aleluia!!! 

"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29.

A páscoa é celebrar não somente a morte (a paixão) mas principalmente a vida (a ressurreição) de Jesus Cristo, é lembrar que Jesus morreu na cruz do calvário para nos salvar e nos libertar dos nossos pecados, é reconhecer o sacrifício vicário de Cristo e se arrepender, é confessá-lo em seu coração para que Cristo ressuscite também em sua vida.

Porque ovos de chocolates e coelhinhos? 



Ovos de Páscoa

Historiadores falam que a imagem do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. No Egito por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Em relação ao ovo, dizem que está relacionado à origem, princípio e pode ser feita uma associação com a própria Páscoa, visto que o ovo representa nascimento e vida.

Amados, quem ler a Bíblia sabe muito bem que ovos, ovos de chocolate, enfeites, joias e coelhos, não tem absolutamente nada haver com a Páscoa, nada mesmo. O que existe por trás disso tudo é um grande mercado lucrativo que interessa aos capitalistas do mundo inteiro, sem falar que introduzir acessórios, ingredientes, e até um mascote (coelho) para a Páscoa é desrespeitar, diminuir o valor, é mudar o sentido real da Páscoa e ao mesmo tempo violar as normas bíblicas estabelecida por Deus para a Páscoa.


Coelho, "mascote" pascoal 

O mesmo acontece com o Natal, já observaram? Ou você acredita que Papai Noel existe? O Natal é para os cristãos do mundo inteiro o dia de celebrar o nascimento de Jesus, mas comerciantes europeus e a Igreja Católica por mútuos interesses introduziram na celebração do Natal, o imaginário e pagão, "Papai Noel" , assim como fizeram com o o "coelho" e o "Ovo" na Páscoa.

Toda essa mistura só faz desviar as pessoas (principalmente crianças e adolescentes) do verdadeiro sentido e do objetivo da Páscoa, qual seja, lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha". 1 Coríntio 11:26.

No início da páscoa 'pessach" os judeus sacrificaram um cordeiro, aspergiu o sangue nas ombreiras da porta e comeram o cordeiro assado, além do cordeiro havia também na ceia pães asmos e ervas "uvas" amargas.
Já na Páscoa cristã, Jesus e seus discípulos cearam com pães asmos (sem fermento) e o fruto da vide (suco de uva) o pão sem fermento representa o corpo puro e sem mácula de Jesus, já o fruto da vide representa o sangue purificador de Cristo, sendo que Ele mesmo é o próprio Cordeiro.
"Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim". 1 Coríntios 11:23-25.

Querida irmã e amados em Cristo, a Bíblia deixa bem claro que tanto na Pessach (Páscoa Judaica) bem como na Santa Ceia (Páscoa Cristã) não havia ovos seja de que espécie fosse, de galinha, pintado ou de chocolate, nem mesmo um mascote e que ridículo, logo um coelho que segundo a lei mosaica era um animal imundo "E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo." Levítico 11:5. Se queriam um mascote, seria mas conveniente um cordeiro, um cabrito ou até mesmo uma ovelha! Mas não, introduziram um coelho que na lei era um animal imundo e como já disse, não tem nada haver o a Páscoa.

 
Prezados, que nessa Páscoa Jesus Cristo o Cordeiro de Deus ressuscite em sua vida, trazendo vida nova, renovando suas forças, acrescentando a fé, te libertando da escravidão do pecado e te dando a salvação pela graça.
 
Espero ter alcançado meu objetivo que é sempre contribuir para sua edificação e esclarecimento.
Obrigado por visitar meu Blog, adicione e volte sempre.
 
Deus abençoe a todos e continuem na graça que é melhor que a vida.
No Amor de Cristo, Cláudio Martucelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário