Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

O Arrebatamento





"Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." I Tessalonicenses 4:17 



Hoste celestial no céu com Jesus


Por: Cláudio Martucelli 



Amados em Cristo, paz e graça a todos em nome de Jesus! 



Hoje gostaria de falar um pouco sobre o arrebatamento. 
O que é o arrebatamento? Quando se dará? Quem será arrebatado?  
Quais as conseqüências desse evento para o mundo e quem ficar? Boa leitura.

De acordo com a enciclopédia Bíblica de Boyer, ARREBATAR, significa TIRAR COM VIOLÊNCIA, logo, o arrebatamento da igreja será um evento violento para o mundo e quem aqui ficar. Segundo a Bíblia o arrebatamento da igreja será o maior acontecimento em iminência e contemplará todo o globo terrestre, de modo que todos os povos, gêneros ou classe social não ficarão isentos de seu reflexo. 


Ultimamente assistimos ou presenciamos desastres pelo mundo que nos causa medo e muita dor, no entanto, nem de longe esses fenômenos se comparam ao dano que o arrebatamento causará no mundo. Um grande terremoto, outro tsunami como o de 2004 na Ásia, eventos climáticos ou crises financeiras, políticas e sociais, nada disso pode ser comparado ao fenômeno Arrebatamento da Igreja. Este será o maior e mais devastador evento em iminência, isso mesmo, não será a 3* guerra mundial, uma Pandemia, o aquecimento global, não , não disso, o maior evento em iminência é o Arrebatamento. 


A Bíblia diz que esse dia será um dia de choro e ranger de dentes, de angustia, dor e muito desespero para a maioria das pessoas que infelizmente ficarão aqui. Mas, para os que estiverem preparados para o encontro com Jesus, para esses será um dia de gozo, alegria, benção, paz e vitoria. "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos."Mateus 22:14.

O que é o arrebatamento?  
A palavra arrebatar significa tirar com violência ou força, raptar ou levar. 

Na linha do tempo do cristianismo, esse talvez tenha sido um dos temas que mais serviu de zombarias entre incrédulos. Assim como Noé que ao divulgar o plano divino do dilúvio foi zombado e escarnecido por seus contemporâneos, de igual modo tem sido com os pregadores ao longo da historia, bem como os pregadores atuais, que divulgam e ensinam sobre o arrebatamento. 


Jesus Cristo e seus discípulos falaram várias vezes sobre seu retorno á terra, nas sagradas Escrituras, a promessa de seu retorno é marcante, nítido como o sol do meio dia em céu azul. Jesus prometeu, portanto não há dúvidas de que Nosso Senhor Amado voltará para levar com Ele o seu povo, realizando o tão esperado ARREBATAMENTO conforme textos abaixo: “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:3.

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”. Mateus 24:27.

“Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim”. Mateus 24:46.

“Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”. Atos 1:11. 

Sendo assim, o arrebatamento será o rapto de milhões de pessoas em todo mundo, dentre todos os povos e nações, homens e mulheres, velhos e meninos, inclusive bebês recém nascidos ou ainda na barriga, de todas as etnias, de todas as classes: social ou econômica, onde estiver um servo fiel do Senhor, esse será arrebatado. “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra”. Mateus 24:40, 41.

“Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará”. João 12:26.

Quando se dará? 

O apóstolo Paulo escrevendo aos crentes da cidade grega Tessalônica disse: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. 1 Tessalonicenses 4:16, 17.
O apóstolo Paulo diz que no dia do arrebatamento haverá um grande alarido, um potente som será entoado pelo arcanjo que tocará a trombeta convocando e anunciando o arrebatamento. Milhões de pessoas vão desaparecerem imediatamente num piscar de olhos, pois  serão
transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares. Aleluia!

É interessante lembrar que o mundo, ou seja, as pessoas incrédulas e infiéis, não ouvirão o clamor da trombeta, nem o alarido, mas, apenas e somente ouvirão os que estiverem esperando com fidelidade o Senhor Jesus. E quando isto se dará? Jesus disse que a cerca deste dia ninguém sabe, só o Pai. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Mateus 24:36. “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor’. Mateus 24:42.
  
Algumas seitas já marcaram e até se prepararam para a volta de Jesus, entre eles As Testemunhas de Jeová e os Adventistas do 7* dia, na ocasião, muitos membros dessas denominações venderam tudo, saíram do emprego e vestidos com panos de sacos foram 
aos montes esperar Jesus, uma decepção! No caso das Testemunhas de Jeová, como as datas não se cumpriam, argumentaram que o erro se deu por contabilizarem  a data com base no calendário gregoriano e o correto seria no calendário judeu, sendo assim refizeram a contagem e marcaram a data para alguns anos após, mais uma vez se decepcionaram.

Depois de muitos casos de suicídio e revolta, o corpo governante lançaram um novo entendimento para explicar a vinda de Jesus, no qual afirma que Jesus de fato já voltou e começou reinar no céu em outubro de 1914 no inicio da 1* guerra mundial, seria a "Parousia de Cristo", ou a volta de Cristo de forma invisível.

Mas meu caros leitores, a verdade é que Jesus e os apóstolos falaram sobre “sinais” que antecederiam o arrebatamento, por exemplo: engano religioso, terremotos em vários lugares, guerras e seus rumores, fome, pestes, nação contra nação, reino contra reino. 
Esses sinais apenas antecedem sua vinda que se dará em duas fases, onde na primeira 
fase da-se-ar o arrebatamento dos escolhidos e a segunda fase acontecerá logo após a Grande Tribulação, ocasião onde Cristo implantará o seu Reino milenar aqui na terra. "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos". Apocalipse 20:4 Veja também Mateus 24:1-13

Conforme as Escrituras Sagradas, a explicação da "Parousia de Cristo" foi apenas mais uma desculpa dos falsos profetas que ficam tentando enganar as pessoas de boa fé, afirmando datas e tempos que segundo o próprio Jesus ninguém sabe, nem os anjos no céu, mas apenas o Pai. Será que é difícil de entender isto? Querem saber mais que Jesus?

Amados, sabemos que todos esses sinais e outros que não relacionei aqui já se cumpriram e alguns estão se cumprindo, tudo nos mostra que brevemente a trombeta soará e quem estiver pronto será arrebatado. Quem sabe você que está lendo agora diga:
- Há! Essa conversa eu ouço desde criança e nunca aconteceu nada”. 
Pois bem caro leitor, quem fez a promessa é fiel e poderoso para cumprir (Jesus), pode ter certeza. Na verdade esse assunto existe e insiste há milhares de anos e cada segundo que passa devemos entender que mais perto ainda estamos desse grande dia, o dia do arrebatamento. “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. Romanos 13:11.

No decorrer da historia dezenas de seitas e hereges insistem em datar o arrebatamento, marcam datas preveem anos, meses, dias e horas, mas sabemos que daquele dia e hora ninguém sabe. As Testemunhas de Jeová bateram Recorde em afirmar datas, de igual modo os Adventistas do 7° Dia e tantos outros por esse mundo afora, mas queridos leitores lembrem-se: Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Mateus 24:36.    

Amados, é importante falar que na ocasião do arrebatamento o Senhor Jesus descerá do céu conforme o texto de 1° Tessalonicenses 4:16, mas não virá para a terra, nem será visto por ninguém que ficar aqui, apenas os que serão arrebatados verão o Senhor Jesus nos ares. Jesus ficará nos ares e não se manifestará para o mundo. Mas adiante explico.

Quem será arrebatado? 

Amigo e amiga, de acordo com as Escrituras Deus não faz acepção de pessoas, a vontade dEle é salvar a todos, a graça de Deus foi manifestada trazendo salvação a todos os homens, sem exceção. Jesus morreu por todos e não por um grupo ou povo, mas infelizmente nem todos o aceita como seu Senhor e Salvador. 
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”. Tito 2:11.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16.

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. 2 Pedro 3:9.

Vão participar do arrebatamento todos os que nasceram de Deus, os que aceitaram com fé o sacrifício vicário de Jesus na cruz do calvário, aqueles que tem o Espírito Santo operando nos corações a verdadeira santificação que produz frutos digno de arrependimento, aqueles que se enquadram nos Salmos 15, confira lá! "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos," I Pedro 1:3.

"E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;" Hebreus 5:9.
Aquele que anda com temor, aquele que anda com sinceridade e não com uma falsa aparência de piedade. "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;" Filipenses 2:12.

Aquele que tem suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro, aquele que fala verazmente. Esses com certeza serão arrebatados naquele grande dia. É importante destacar aqui a ressurreição dos mortos, daqueles que morreram antes do arrebatamento e isso incluem aqueles que morreram antes de Cristo e os que morreram depois de Cristo, todos que morreram com essa esperança e foram fiéis ao Senhor Jesus, no dia do arrebatamento ouvirão o alarido e o soar da trombeta de Deus e ressuscitarão primeiro e serão transformados para encontrar juntamente conosco o Senhor Jesus nos ares. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. 1 Tessalonicenses 4:16, 17.

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. 1 Coríntios 15:50, 51.

Infelizmente existe atualmente várias seitas exclusivistas (a maioria) que afirmam que somente seus adeptos serão salvos, destaco: As Testemunhas de Jeová, Adventistas do 7° Dia, Testemunhas de Yehoshuah, Congregação Cristã no Brasil, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) e tantos outros. Porém queridos leitores, não é o fato de está fazendo parte de uma comunidade religiosa ou  uma igreja que me garante a salvação em Jesus Cristo, não é por seguir uma religião que alcançarei o céu, não! Jamais! A salvação não está em uma placa de Igreja ou grupo religioso, nem mesmo na pessoa do pastor, padre, papa, bispo, nada disso. A SALVAÇÃO ESTÁ EM JESUS CRISTO, ELE É O CAMINHO! FOI JESUS QUEM PAGOU O PREÇO. Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. 1 Timóteo 2:5.

A Igreja tem apenas uma missão, fazer discípulos, ensinando a respeito da salvação em Jesus e não nela própria. Daí a importância de entender nossa missão como igreja do Senhor e compreender quão grandiosa é a graça de Deus sobre o homem. Imagine comigo: Já pensou se um aluno estudar em uma escolar onde se aprende que 2+3=7? 
Ou que a palavra casa se escreve com “z” (caza)? Com certeza será reprovado quando for confrontado seu conhecimento. Mas se estudar numa escola compromissada com a verdade, terá um bom resultado. Assim é a igreja, o ensinamento que ela transmite a respeito de Jesus Cristo e da Salvação tem que ser baseado na palavra de Deus somente, sem costumes meramente humanos ou tradições humanas. Sem legalismo, mas com amor e verdade. "Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." Mateus 9:13.

"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes." Mateus 12:7.

Portanto, em todo planeta haverá a ausência de várias pessoas, em todas as nações, povos, famílias, classes sociais, comunidades ou igrejas, a ausência de um servo fiel será notada. Sendo assim, Jesus levará um pouco dos membros da Assembléia de Deus, Batistas, Presbiterianas, Comunidades, Metodistas e tantas outras denominações cristãs, pentecostais ou não.  

Quais as consequências para quem ficar nesse mundo? 

O dia do arrebatamento será a princípio como os demais, onde as pessoas estarão ocupadas em seus negócios, trabalhos, atividades, festas e coisas da vida, mas, de repente o mundo inteiro entrará em choque devido o sumiço de milhões de pessoas em toda parte do mundo. “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra”. Mateus 24:40, 41.
Observe que os homens estarão no campo de trabalhando, as mulheres estarão com seus afazeres, ainda em Mateus 24:38,39 Jesus compara o dia da sua vinda com os dias de Noé: “Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem”. Mateus 24:38, 39. 

Veja, vai ser um dia como qualquer outro, mas a dor e o desespero virá repentinamente num piscar de olhos. Alguns pregadores dizem que o arrebatamento se dará á meia noite (00:00 horas), mas isso não tem base bíblica, são palavras vazias desprovidas da verdade, 
carregadas de emoções e teorias pessoais. Os textos acima deixam claro que o arrebatamento será universal, logo não podemos estabelecer a “meia noite” como o horário fixo para o arrebatamento, não! Em alguns países será meia noite, mas em outros lugares terão horários diferentes por causa do fuso. 

Observe que dois homens estarão no campo (geralmente de dia), um será levado e outro será deixado, as mulheres estarão no moinho (geralmente de dia), uma será levada e a outra será deixada, mas haverá as festas e casamentos que (geralmente é á noite). Quer dizer, as pessoas estarão fazendo suas tarefas normais, do dia a dia, quando repentinamente haverá uma separação. 

Caos no dia do Arrebatamento
Nesse dia os meios de comunicações entrarão em um verdadeiro caos, milhares de noticias chegarão de diversos lugares do mundo, anunciando o sumiço de milhões de pessoas de todas as idades. Haverá falta em todos os setores e camadas sociais, por exemplo: entre o corpo de bombeiros, policiais, operários, jornalistas, fiscais, professores e alunos, órgãos públicos e privados, empresas, hospitais, estações, portos e aeroportos, postos e estradas, em todo lugar, em todo setor publico ou privado haverá a ausência de um cristão fiel. Glória a Deus! 

Quem ficar vão estar em desespero, buscando uma resposta para esse grande fenômeno e até mesmo as autoridades estarão atônitos sem saber o porquê de tal sumiço. Ainda vão acumular mortes em todos os setores, visto que aviões cairão com a ausência de seus pilotos ou se chocarão devido o sumiço dos controladores de vôos, carros parados em rodovias e vias causando acidentes, navios á deriva, trem sem controles, mães desesperadas atrás de seus bebês que misteriosamente sumirão de sua barriga ou do seu colo, até mesmo muitos pseudo-cristãos e seus lideres que viviam no legalismo e hipocrisia, serão confundidos e envergonhados, desespero, choro e ranger de dentes, dor e angustia marcará a vida de todos os que ficarem aqui. Que Deus nos guarde em Cristo.
"Portanto, assim diz o Senhor, o Deus dos Exércitos, o Senhor: Em todas as ruas haverá pranto, e em todas as estradas dirão: Ai! Ai! E ao lavrador chamarão para choro, e para pranto os que souberem prantear.

E em todas as vinhas haverá pranto; porque passarei pelo meio de ti, diz o Senhor.
Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.


É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra.


Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?". Amós 5:16-20
Prezados leitores, meu objetivo é contribui para sua edificação em Cristo, qualquer dúvida, opinião, crítica, sugestão ou comentário será bem vindo e  tentarei responder o mais breve possível. Oro para que o Dia do Senhor seja uma benção em nossas vidas, e não choro e lamento.

Obrigado por visita o Examinando nas Escrituras e volte sempre.
Fique na graça que é melhor que a vida.
No amor de Cristo, Cláudio Martucelli

Um comentário: