Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A viúva de Naim e o encontro com a vida.





"E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levava um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores". Lucas 7:11-13.

O filho da viúva de Naim



Autor: Cláudio Martucelli 





Paz e graça a todos em nome de Jesus!
Para nosso elevo espiritual quero meditar com você em mais uma maravilhosa historia bíblica,
O Filho Da Viúva de Naim.  Boa leitura!

Caro irmão e amigo, amada irmã e amiga, na Bíblia encontramos de forma detalhada cerca de 35 milagres realizados por Jesus, na verdade existem inúmeros milagres operados por Ele que não foram registrados com detalhes conforme disse o apóstolo João: 
"Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém". João 21:25, 
porém, o que aconteceu na cidade de Naim me chama a atenção pela preciosa mensagem que o tema apresenta. 

A Viúva.

Na cidade de Naim - Israel, havia uma mulher que passou por momentos de muita dor e sofrimento devido a morte de seu marido, essa mulher agora viúva era mãe de um único filho que de igual modo, sentia também a falta do pai. 
Segundo o costume judaico quando um chefe de família morria, o seu primogênito, ou seja, o filho mais velho ficava responsável por toda família, o primogênito era o sucessor herdeiro de tudo que o pai havia produzido tanto os bens como as dividas e obrigações. Sendo assim, aquele rapaz havia se tornado o "sustentáculo" do lar e com a responsabilidade de trabalhar para suprir e proteger a família. 

Para aquela pobre mulher aquele filho era tudo que lhe restou, era seu amparo e consolo, o seu protetor. A presença daquele moço tinha um peso muito simbólico na tradição judaica e muito importante do ponto de vista pessoal e social para aquela mulher, afinal de contas, ele lhe fazia sentir amparada, protegida e consolada pela perda de seu marido.

Mas, aquela viúva não imaginava que o dia mais triste de sua vida e também o mais feliz ainda estava por vir, afinal de contas nenhum pai ou mãe espera enterrar seus filhos, é normal que os pais morram antes que os filhos, né verdade? Mas, essa máxima não se deu nessa ordem no lar daquela viúva.
A Bíblia nos revela que o filho daquela viúva também morreu e tamanha foi a sua angustia e desespero, quem sabe dizia aos prantos:
- Oh Yhaweh porque levaste meu filho? 
- E agora que será de mim? Não tenho mais ninguém! 

A Bíblia não revela se já havia muito tempo que o marido daquela mulher tinha falecido, fato é que agora a pobre viúva perdera também seu único filho, o seu único herdeiro que dava continuidade a família e a memória de seu pai naquela sociedade. Só quem já passou por perdas como essa pode imaginar o quanto aquela mulher sofria e como estava desesperada com essa tragédia.


Como Naim era uma cidade pequena e certamente todos os moradores se conheciam, provavelmente muitos ali chegaram na tentativa de confortar e consolar aquela mulher. 

Mas a dor e desespero daquela mulher era notório, inconformada ela beijou seu filho, chorou sobre ele, chamou-o pelo nome e nada podia ser feito, ele não podia ouvi-la, estava tudo acabado, estava sozinha em meio à multidão e naquele momento ela percebeu que tinha encontrado a morte em seu lar pela segunda vez, se sentia impotente diante de seu morto.

Como de costume os vizinhos e conhecidos apresentaram suas condolências e sentimentos na tentativa de confortar a pobre viúva, mas, a dor e o sofrimento daquela mulher eram demonstrados no choro contínuo e nas lamentações e por mais que desejassem, nenhum daqueles que ali estavam puderam resolver o problema daquela viúva. Só Jesus! 
"E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." Mateus 19:26.

As Multidões

Nessa passagem bíblica notamos o encontro de duas multidões. 
A primeira é representada pela viúva que juntamente com os moradores de Naim iam enterrar seu único filho com uma multidão onde só havia dor, tristeza, angustia e sofrimento, esse pavor era gerado pela ausência de esperança, pois não lhe restava mais nada senão enterrar seu filho. Atualmente essa multidão é representada por pessoas que vivem na prática do pecado, prostituição e rebeldias, orgulho e ganâncias, pessoas que não se submetem a Deus e adotam para si um estilo de vida imoral.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23.

A segunda multidão é representada por Jesus. 
Quem está nessa multidão está feliz e alegre por está na presença de Cristo, por contemplar grandes sinais e maravilhas, por gozarem o perdão de Deus e a Libertação. Atualmente essa multidão é representada por pessoas que tiveram um encontro com Jesus Cristo e foram esclarecidos com a luz do evangelho deixando para trás todo legalismo religioso e vivendo a liberdade com maturidade e temor a Deus. 

Queridos, eu não sei em qual das multidões você se encontra, mas, se porventura você se encontra na multidão que gera morte, venha agora mesmo para a multidão que gera vida, venha para Jesus! 
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mateus 11:28.
Lembrem-se, todos nós um dia teremos que cruzar com a morte e é muito importante que quando isso acontecer estejamos com o SENHOR Jesus ao nosso lado.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. João 11:25.

Quando as duas multidões se encontraram Jesus viu a mulher moveu-se de íntima compaixão por ela e disse: Não chores. "E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores".
Tenho certeza que durante o velório os vizinhos e conhecidos da viúva já haviam dito essa frase "não chores" dezenas de vezes na tentativa de confortá-la e mostrar apoio, mas, agora àquela mulher percebeu que essa frase tinha algo a mais, ela percebeu algo diferente, ela sentiu que aquelas palavras traziam um poder imenso que lhe tocava o coração e transmitia paz e segurança.
"E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?" Lucas 24:32.  E logo descobriu que Aquele que lhe falava era o Filho do Deus Vivo, Jesus Cristo.

O Não Chores de Jesus chegou no coração daquela mulher da seguinte forma: Filha eu conheço todo o seu sofrimento e a sua vida e vim para te ajudar!
Em seguida Jesus mandou parar o cortejo tocou o defunto e o morto reviveu para glória de Deus. Aquele encontro foi marcado por fortes emoções, o moço estava vivo e atônito sem entender nada e ao seu lado sua mãe radiante de alegria e felicidade o beijava e o abraçava com toda força que lhe restava. Ela abraçada com seu filho amado não parava de agradecer a Deus e glorificar o seu santo Nome, o milagre tinha acontecido e a viúva não se continha de tanta alegria e gratidão. 

Quando a multidão que acompanhava o cortejo fúnebre viu o moço reviver, ficaram tomados de espanto e com temor glorificava ao Senhor Deus e diziam: Um grande profeta se levantou entre nós e Deus visitou o seu povo.

“E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo”. Lucas 7:16.

Queridos, às vezes os problemas vem sobre nós de tal forma que achamos que tudo está perdido e a cada dia que passa as dificuldades só aumentam. Na verdade o fato de estarmos na multidão errada, acaba nos influenciando e nos impedindo de ver a solução de nossos problemas em Jesus. Está na multidão onde não há esperança de certa forma acaba nos atingidos roubando nossa alegria e nossa paz. Não pense que está tudo perdido, que não tem mais jeito, acredite, Jesus Cristo é o mesmo e com certeza tem visto toda sua vida, todos os seus problemas e dificuldades, assim como ele fez àquela viúva, fará em sua vida também. Não chores. Ele quer te ajudar! “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Hebreus 13:8.

Atualmente existem milhões de pessoas semelhantes àqueles que seguiam a viúva de Naim, sofrendo com filhos desviados do Santo Caminho, ou com filhos envolvidos com drogas, álcool e outras mazelas, talvez você seja um dos que estão na multidão errada e percebe que a cada dia que passa as coisas se tornam ainda piores, certamente você vem falando, já aconselhou e deu carinho e infelizmente nada muda. Jesus te diz agora: Não Chores!


Acredite, suas lágrimas são todas assistidas por Deus! Saia dessa multidão sem esperança e de sofrimento e venha agora mesmo para Jesus, às vezes os problemas são tão grandes e você se sente tão limitado e impotente que a sensação que você tem é de está dentro de uma cisterna ou poço, mas, mesmo ali Deus lhe estende a mão. 
“ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum poço de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos”. Salmos 40:1, 2. 

Clame a Ele com fé pois nada está perdido. Deus te ver agora aí onde você está e conhece o mais profundo do seu coração, pode confiar.

"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo o fará." Salmos 37:5.

Jesus jamais te deixa só, acredite!
Que Deus em Cristo te abençoe e te guarde sempre.
Fique na graça que é melhor que a vida.
Seu conservo, Cláudio Martucelli 

4 comentários:

  1. louvo a Deus por essa palavra aqui mencionada,e tao "bom" quando estamos vivendo os reversis da vida em meio as catatumbas espirituais atravesando os vales da vida vivendo em meio ao deserto pensando que tudo acabou com a fe esmurecida DEUS levanta o seu escolhido e usa na sabedoria do Espirito santo e nos revala a profundidade da sua palavra e nos toca de uma forma especial ai sentimos que nem tudo esta perdido e entedemos por essa palavra que Deus esta no controle de nossa vida e se algo terivel como um dia tetrico e fatidico vem nos abater ao ponto de pensarmos acabou nao da mais DEUS diz:nao chores porque para MIM nao a nada impossivel es que FACO nova todas as coisas e ai recebemos o abraco e o afago de DEUS atraveis disso nos damos conta como e grande e infinito o seu grande amor;obrigado jesus!!!!!! ass:gleiton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido Irmão! Obrigado por visitar o Examinando nas Escrituras e pelo que volte sempre, seja um membro (adicione). Que a graça do Senhor Jesus seja sempre sobre sua vida. Deus te abençoe ricamente. Abraço.
      Seu Conservo.

      Excluir
  2. Que Deus continue te usando poderosamente,palavra abençoada!!!!

    ResponderExcluir