Páginas

sábado, 3 de março de 2012

O Cristão e três tipos de músicas: Gospel, Secular e Mundana.





  
“Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR”. Salmos 150:6.


Imagem. www.google.com.br

Autor: Cláudio Martucelli



Paz e graça a todos!

HÁ muito tempo venho estudando e examinando nas Escrituras a temática, música. 
Qual sua origem, composição, classificação e objetivo? 
Antes de começar o assunto quero registrar que o conteúdo dessa matéria representa exatamente o que eu, Cláudio Martucelli entendo do assunto e que cheguei a essa posição depois de muito tempo de estudos e meditação nas Escrituras Sagradas. Meu objetivo é trazer esclarecimento sobre o tema eliminando dúvidas e preconceitos, contribui para sua edificação e crescimento espiritual.

OBS: Para continuar com a leitura é muito importante se despir de todo legalismo e preconceito religioso, pois só assim chegará ao pleno entendimento do assunto.
A seguir vamos meditar sobre: Tipos e origem da música. 
Música religiosa, secular e/ou mundana, qual a diferença? 
O cristão pode ouvir música mundana? Boa leitura!


A Origem.

A música é a apresentação de diversos sons ritmados em total harmonia e de forma organizada, combinando sons e silêncio ao longo do tempo. A música é uma arte que está presente na historia da humanidade como uma prática cultural e humana, pois no mundo inteiro não se conhece uma só civilização ou grupo de pessoas que não possua manifestações musicais. 

A música é um importante canal de comunicação e transmissão de ideias, filosofias, costumes, poesias, coisas do cotidiano e valores, sobre tudo, utiliza-se a música para o louvor e adoração a Deus. A música é capaz de nos emocionar, de tocar a alma e mexer com os nossos sentimentos e produzir em cada um nós uma reflexão e edificação, de nos educar e contribuir na formação do homem, como também, dependendo da sua composição pode nos levar á ruína.

Origem no Céu.

A Bíblia nos revela que a música teve seu inicio lá no Céu antes mesmo da “criação - reforma” do mundo e do homem, a música surgiu do mais íntimo e secreto sentimento do coração do SENHOR Javé. 
“Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber se tens inteligência. Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?”. Jó 38:4, 7.

A música é uma criação divina com origem no próprio Criador Javé e apresentada aos seres angelicais com o propósito de louvar e adorar a Deus. Entre esses seres angelicais havia um anjo que se destacou pelo dom de compor belos cânticos de adoração e louvor, pela capacidade de organizar e ministrar o louvor e reger a celeste orquestra, falo de Lúcifer “anjo de luz”. Na hierarquia angelical, Lúcifer era um querubim ungido e tinha sido agraciado pelo SENHOR Deus, com o dom de compor louvores; por isso estava na direção dos louvores dedicados a Deus. 
Lúcifer era um instrumento para o louvor de Altíssimo Deus, entretanto, foi o SENHOR que criou a música e concedeu o dom de compor as suas criaturas.
“Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados”. Ezequiel 28:13.
"Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas no meio das pedras afogueadas andavas”. Ezequiel 28:14
“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti". Ezequiel 28:15.

A música no céu está sempre presente em forma de gratidão, adoração e louvor ao Todo Poderoso e expressa o verdadeiro sentimento de felicidade daqueles que vivem na presença do Altíssimo. O profeta Isaías nos revela que existe uma categoria de anjos na hierarquia angelical dedicada a adoração, trata-se dos anjos Serafins, que estão constantemente diante do Trono de Deus adorando-o e dizendo: SANTO, SANTO, SANTO é o SENHOR dos Exércitos.
“E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. Isaías 6:3.

O apóstolo João quando estava preso na Ilha de Patmos também viu no céu um grande coral tocando harpas e louvando ao SENHOR.

“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”. Apocalipse 5:8.

De igual modo na ocasião do nascimento de Jesus em Belém da Judeia, houve no céu daquela noite uma maravilhosa manifestação angelical, uma grande festa onde uma enorme multidão dos exércitos celestiais entoavam hinos de adoração e louvor ao nosso Grande Deus. Aleluia!
“E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”. Lucas 2:13, 14.

Jesus Cristo também deu testemunho do quanto a música é presente entre os anjos lá no céu, pois quando um pecador se arrepende a Bíblia diz que há festa e que os anjos se alegram.
“Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. Lucas 15:10.

Alguns anos atrás eu tive uma maravilhosa visão do Senhor Jesus sentado em seu trono e com Ele miríades de anjos que cantavam um belo hino de louvor que está na Harpa Cristã n°107, Firme nas Promessas, aquela experiência foi marcante em minha vida e jamais esquecerei.
“LOUVAI ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos”. Salmos 148:1, 2.

Origem na Terra.

Aqui na terra os primeiros á terem contato com a música foram Adão e Eva, acredito que no Éden eles possivelmente aprenderam entoar músicas ouvindo os pássaros e outros animais, ou talvez o próprio Senhor Javé os ensinou, na verdade o estado de perfeição em que estavam conhecendo somente o bem em um jardim que era um verdadeiro lugar de delícias, com certeza essas condições contribuiu e muito para o primeiro casal manifestar sua felicidade em forma de música no Éden.

Há quem diga que o primeiro capítulo da Bíblia, Gênesis 1, era uma canção que o SENHOR Deus ensinou a Adão e chegou a Moisés por meio da tradição oral, visto que a música além de se comunicar, ela também servia como um acervo onde era guardado e transmitido costumes, valores e saberes das primeiras gerações. Acredito que Adão e Eva produziram suas composições de louvor e adoração a Deus e transmitiram aos seus filhos. Quem sabe não foi o próprio Deus que ensinou o Hino da Criação a Adão?
"Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel." Deuteronômio 31:19.

Porém, a primeira citação bíblica sobre a música aqui na terra está em Gênesis 4:21. “E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão”. Gênesis 4:21. Como podemos ver, Jubal que em hebraico pode ser traduzido por: “música” foi o inventor dos primeiros instrumentos musicais e é reconhecido mesmo por Moisés como o pai dos músicos e instrumentistas.

Jubal era filho caçula de Ada com o gigante Lameque, portanto descendente de Caim, contudo, apesar de descender de uma família ímpia ele foi muito importante para o desenvolvimento e divulgação da música na época antediluviana, visto que,