Páginas

Itaporanga D`Ajuda - Se




Vista aérea de Itaporanga - Se.


Itaporanga D`Ajuda - Sergipe, está localizada a 29 km da capital Aracaju, as margens da BR 101 e do Rio Vaza Barris. Itaporanga tem cerca de 40 mil habitantes e comemorou esse ano(2019) os 165 anos de Emancipação Política. São 162 anos de história de um município que foi e continua sendo expressão no cenário sergipano.
Tudo teve início com a chegada do grupo indígena liderado pelo cacique Surubi que chegou com seu povo à procura de melhores condições de vida. Aqui aportando batizou o rio que acompanhava o adensamento florestal de Irapiranga que mais tarde os portugueses rebatizaram de Vaza-Barris.


                                                Rio Vaza Barris.

A esta localidade, o povo de Surubi a chamou de Itaporanga que no guarani significa Pedra Bonita. O território sergipano foi durante muito anos refúgio indigina, abrigando índios que fugiam do domínio português, Sergipe (Rio do Siris) era habitação de caciques como: Baepeba, Serigy, Aperipê e Surubi com seu povo.


Praça Silvio Garcês.

O processo de Conquista do território sergipano em 1590 não foi uma entrega fácil, houve lutas, resistências e muita mortes com o resultado final positivo para os portugueses.
Assim que a localidade denominada Itaporanga passou para o poder dos portugueses foi parcelada em lotes de terras, conhecidos por sesmarias, para serem utilizados como fazendas de criação de gado para atender as capitanias da Bahia e de Pernambuco. A localidade se caracterizou como região criadora de gado por quase dois séculos. Mais no contexto desse período não se pode dizer que havia povoação.
Ginásio de Esporte Gov. João Alves Filho.
O que se podia notar era a sobrevivência da região com a denominação de Itaporanga como legado do povo de Surubi. A povoação começou a surgir com a família de sobrenome Sá Souto Maior com a devoção a Nossa Senhora da Ajuda na segunda metade do século XVIII.
No surgimento da economia da cana- de- açúcar no vale do rio Vaza-Barris, consta nos arquivos sergipanos que os antepassados de Barnabé de Sá Souto Maior, proprietário do Engenho de nome coincidentemente Itaporanga, reservou uma parcela de terra de seiscentas braças para devoção a imagem de Nossa Sra. da Ajuda e distribui lotes de terra para a população pobre que sobrevivia na região. Essa população mestiça anos após ano foi edificando suas casas de taipa e dando conformação de povoação à localidade.


Casa do Pref. Arnaldo Garcês. 


Ao passo que a economia da cana ia se desenvolvendo nas margens do Vaza-Barris crescia também a importância da povoação enquanto núcleo populacional. A importância da povoação ganhou notoriedade econômico-social que em 30 de Janeiro 1845 Itaporanga foi elevada à categoria de freguesia. A freguesia compreendia o espaço espiritual da região ou a paróquia como conhecemos hoje. Daí por diante começou o processo de separação com a cidade de São Cristovão, uma vez que Itaporanga não era uma região independente.
Igreja N. Sra. da Ajuda - Matriz.


Ao ser admitida como freguesia e pela importância econômica que possuía a elite política percebeu que estava na hora de reivindicar a independência política para Itaporanga. Reivindicaram, mas não foi um processo fácil. Os são critovenses não queriam a separação. Não houve jeito, a independência seria um processo irreversível. Nove anos após ser reconhecida como freguesia Itaporanga ganhou status de vila. Em 1854, a Assembléia Legislativa Provincial reconheceu definitivamente a independência Política de Itaporanga, separando-a de São Cristovão.
Igreja de Santo Antão.


Hoje passados 157 anos de história é possível fazer uma leitura do passado da cidade. Seu passado está no rosto mestiço e negro das pessoas que aqui residem, nos monumentos existentes, no rico folclore, tão bem visualizado na bandeira municipal.


Estação Férrea ainda com o nome Irapiranga.

No século XX a vila de Itaporanga sofreu mudanças em sua denominação, passando ser chamada de Irapiranga, nome primitivo do rio Vaza-Barris. É que a legislação da época não admitia duplicidade de nomes de cidades. Como havia mais de duas cidades brasileiras conhecidas por Itaporanga, a lei da época determinava a mudança de nomes. No entanto, o reconhecimento da vila como Irapiranga não durou muito, passou a ser novamente chamada de Itaporanga, só que dessa vez com o sobrenome D’Ajuda, para se diferenciar das demais.
 
Orla da praia de Caueira, Itaporanga - Se.



A praia de Caueira é um dos pontos turísticos de Itaporanga, com 10km de praia limpa, conservada e uma linda orla, o acesso a Caueira é todo asfaltado com três vias de acesso: pela Br 101, Aracaju e Estância, é destino de lazer de muitos sergipanos.


Centro de Abastecimento - Feira de Itaporanga


 A feira de  Itaporanga é realizada todos os sábados....


Ponto Joel Silveira sobre a foz do rio Vaza Barris.


Ponte Joel Silveira sobre o Rio Vaza Barris ligando Aracaju (Mosqueiro) a Itaporanga (Caueira).




Coqueirinho - Caueira




Forródromo de Itaporanga.





Cruzamento da Estação.

No fundo estação férrea e a sua frente a feirinha de Quarta...






Parquinho da cidade.






Xinduba.
A Xinduba é uma represa que no passado forneceu água potável a cidade de Itaporanga, e por muitos anos serviu como balneário e local de entretenimento.



Rio Vaza Barris




Casarão do Pref. Arnaldo Garcês


Antiga Ponte Férrea sobre o riacho da Xinduba


Alto do Coelho
Visão Aérea de Itaporanga




Rod. Br 101 km 114 no fundo Fabrica da Maratá



Caueira












Praça de Alimentação





Praça da Rodoviária - Silvio Garcês

Nenhum comentário:

Postar um comentário